nome blog

Resenha: Os Hathaways - Desejo à Meia Noite

27 de setembro de 2016

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje tem resenha! Yeeeeey. Uma resenha muito especial de uma experiência nova na literatura: meu primeiro romance de época. Sim! Eu nunca havia lido romances de época, então decidi me aventurar nesse gênero que tem feito a cabeça de muitas pessoas ultimamente. Na hora de escolher um título, optei por Lisa Kleypas e sua série Os Hathaways. Nesse post vou resenhar o volume nº 1, "Desejo à Meia-Noite"

SINOPSE: Após sofrer uma decepção amorosa, Amelia Hathaway perdeu as esperanças de se casar. Desde a morte dos pais, ela se dedica exclusivamente a cuidar dos quatro irmãos uma tarefa nada fácil, sobretudo porque Leo, o mais velho, anda desperdiçando dinheiro com mulheres, jogos e bebida. Certa noite, quando sai em busca de Leo pelos redutos boêmios de Londres, Amelia conhece Cam Rohan. Meio cigano, meio irlandês, Rohan é um homem difícil de se definir e, embora tenha ficado muito rico, nunca se acostumou com a vida na sociedade londrina. Apesar de não conseguirem esconder a imediata atração que sentem, Rohan e Amelia ficam aliviados com a perspectiva de nunca mais se encontrarem. Mas parece que o destino já traçou outros planos. Quando se muda com a família para a propriedade recém-herdada em Hampshire, Amelia acredita que esse pode ser o início de uma vida melhor para os Hathaways. Mas não faz ideia de quantas dificuldades estão a sua espera. E a maior delas é o reencontro com o sedutor Rohan, que parece determinado a ajudá-la a resolver seus problemas. Agora a independente Amelia se verá dividida entre o orgulho e seus sentimentos. Será que Rohan, um cigano que preza sua liberdade acima de tudo, estará disposto a abrir mão de suas raízes e se curvar à maior instituição de todos os tempos: o casamento?
LIVRO: Desejo à meia-noite | SÉRIE: Os Hathaways | AUTORA: Lisa Kleypas | ANO: 2013 | EDITORA: Arqueiro | PÁGINAS: 272 | NOTA 4/5


Lisa Kleypas é uma escritora do Texas, EUA responsável pela série Os Hathaways. Essa série conta com 5 livros e um conto e terminou de ser lançada nos EUA em 2010. Aqui no Brasil os cinco livros já foram publicados, todos pela Arqueiro com um trabalho de tradução e capa maravilhosos (Parabéns pessoal!)

Em "Desejo à Meia-Noite" conhecemos um pouco dessa família fora do normal. Após Leo receber um título de lorde considerado amaldiçoado, uma casa que está mais para um presente de grego e uma renda anual que não paga nem os vestidos das quatro irmãs, Amelia parte pelas ruas de Londres atrás do irmão bêbado, pronta para colocar a família na carruagem e se mudar para a propriedade herdada, longe de toda confusão. Para isso, ela conta com a ajuda de Merripen, um rom - ou cigano - que fora adotado pela família quando pequeno e passou a dar todo o suporte a eles após a morte dos país dos Hathaways. Em sua busca, Amelia conhece Cam Rohan, que também é cigano, mas é famoso por acumular uma grande fortuna e ser excelente nos negócios, algo visto com maus olhos pelos ciganos, uma vez que prezam a liberdade e o desprendimento da terra e do dinheiro. A solteirona de 26 anos desperta o interesse de Cam, que já havia dormido com inúmeras mulheres, mas que há pouco se sentia entediado e sem prazer na vida.


Amelia parte para Hampshire, procurando esquecer os problemas do irmão e a forma como Cam disparara seu coração. Ela só não contava que a casa estaria um desastre de velha e abandonada e que Cam estaria passando um período na propriedade vizinha. 
"Ao mesmo tempo, Amelia era seu oposto nos pontos mais essenciais, uma criatura da domesticidade que insistia em fincar mais raízes. Era irônico que ele se deixasse fascinar tanto por alguém que representava tudo de que ele precisava fugir"
A história é muito engraçada e quente. Cam é um tremendo sedutor e não se contenta até que ela aceite ser sua. Amelia é um retrato de uma mulher muito a frente do seu tempo, independente, autoritária, carregando o peso da família nos ombros e temente a assumir compromissos. Parte do conflito se concentra nessa parte: O sr. Rohan é capaz de abdicar sua liberdade em nome de um amor que o consumia? A srta. Hathaway conseguiria enfrentar seus problemas com confiança para passar o resto de sua vida com o cigano? Eles conseguiriam suportar toda o julgamento da sociedade?
"Cam encarou os companheiros com um sorriso cético, pensando que eles pareciam duas aves tentando se convencer dos confortos da gaiola. Nenhuma mulher valia que lhe cortassem as asas"
Dentro da história já vamos sendo introduzidos para os temas dos livros seguintes, como a proximidade de Win e Merripen ( "Sedução ao Amanhecer" livro #2). A narração é bem fluida. Acredito que, como todo romance de época, é preciso adequar a cabeça para as ideologias da época, como a questão do casamento, das mulheres, das diferenças étnicas. Foi uma leitura muito proveitosa, pretendo ler os livros seguintes logo e me aventurar mais nesse gênero da literatura.
"Não podia se apoiar nele ou em mais ninguém. Caso fizesse isso, talvez nunca voltasse a ser capaz de suportar tudo sozinha"
E você, o que anda lendo? Não se esqueça de me seguir nas redes sociais e conferir o que eu tenho lido. Também vou adorar saber o que você tem lido! 

Já leu os Hathaways? Comenta aqui embaixo o que achou da série e me indique novos romances de época. Por hoje é só, até a próxima! 

2 comentários:

  1. Esse livro está na minha wishlist já faz um tempinho, adoro romances de época. <3 Espero conseguir ler em breve.

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi thainá, esse foi meu primeiro romance de época e achei uma experiência interessante, agora estou procurando mais dicas de livros desse estilo ;)

    ResponderExcluir